Jesus disse que SOMOS DEUSES? Todo cristão é um PEQUENO DEUS?

    




Transcrição parcial do vídeo:

What`s Up, lions! Eu sou Gabriell Stevenson historiador, apologista e youtuber.


Em João 10:34 podemos ler as seguintes palavras do Senhor Jesus: “Não está escrito na vossa lei: Eu disse, sois deuses?”


Infelizmente e de forma muito apressada, alguns pregadores acreditam e ensinam que se nós somos filhos de Deus, logo também somos deuses, ou pequenos deuses, assim como o Pai, o Filho e o Espírito Santo.


Esse ensinamento se baseia no seguinte pensamento: se “filho de gato só pode ser gato” e se “filho de peixe só pode ser peixe”, então os filhos de Deus só podem ser igualmente deuses. E, assim, esses pregadores concluem que a igreja do Senhor é composta por inúmeros deuses que servem e adoram um Deus maior chamado Jeová ou Yaweh.


Algumas pessoas até podem achar que essa explicação envolvendo gatos, peixes e Deus faz muito sentido, mas a verdade é que não faz, seja à luz da própria razão ou da revelação contida nas Escrituras.


Em primeiro lugar, você concorda que peixes e gatos são animais que precisam procriar com seus semelhantes para poderem gerar uma descendência. Ou seja, precisam ter alguma relação sexual para gerarem os seus filhotes. E você também percebe que isso é algo exclusivamente biológico.


Levando isso em consideração, torna-se evidente que o processo pelo qual nos tornamos filhos de Deus não pode ser comparado ao que acontece com peixes e gatos. Pois Deus é espírito e o processo pelo qual nos tornamos filhos de Deus não é algo biológico, mas puramente espiritual.


“Ok, Gabriell. Então, como nos tornamos filhos de Deus?”


Você sabe que só existem duas formas de uma pessoa ser filho ou filha de alguém. Ou se nasce filho ou se recebe o poder para se tornar filho através da adoção.


Em João 1:12 está escrito que todos aqueles que receberam Jesus em suas vidas, também receberam o poder de serem feitos filhos de Deus. Já o versículo 13 afirma categoricamente que não nos tornamos filhos de Deus através do sangue ou da vontade da carne ou da vontade do homem; ou seja, não foi algo biológico.


João 1:13 diz que nascemos de Deus, mas como? De modo espiritual, através do seu poder, como vemos no versículo 12.


Mas se agora nos dirigirmos para Romanos 8:15, lemos a afirmação do apóstolo Paulo a respeito de termos recebido o Espírito de adoção de filhos pelo qual podemos chamar Deus de Pai. Em outras palavras, nós somos filhos legítimos de Deus, mas não por meio de um processo biológico, mas por meio do seu poder ao nos receber como seus filhos. Ou seja, ele nos adotou.


Em segundo lugar, quando Jesus falou “sois deuses” em João 10:34, ele estava citando uma porção das Escrituras que se encontra em Salmos 82:6, onde está escrito: “Eu disse: vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo.”


Desse modo, se nós apenas entendermos o significado desse salmo, também poderemos entender o real sentido das palavras de Jesus em João 10:34.


Se lido em sua totalidade, sem isolar nenhum versículo, notamos que o Salmo de número 82 fala de forma direta e específica com o povo de Israel, na época do Antigo Testamento, a respeito de uma situação de injustiça que estava acontecendo no meio do povo.


O que nos leva a identificar um paralelo entre esse salmo e a fala de Jesus em João 10:34, pois lá Jesus também estava falando de forma direta e específica com israelitas que estavam falando e agindo injustamente contra ele.


Mas que tal analisarmos o salmo 82 versículo a versículo considerando todo o contexto?


No versículo 1 está escrito que o Senhor Deus está na congregação dos “poderosos” e que julga no meio dos “deuses”. E é muito fácil percebermos que as palavras “deuses” e “poderosos” se referem ao mesmo grupo de pessoas; essas mesmas pessoas são chamadas de “deuses” e, também, de “poderoros”.


Adiante, do versículo 2 ao 5, podemos descobrir quem são essas pessoas chamadas de “deuses” e de “poderosos”. São autoridades humanas que exerciam julgamentos em Israel na época do Antigo Testamento. Resumindo, o salmo 82 está se referindo a juízes humanos do povo de Israel.


E no versículo 6, esses juízes são chamados, novamente, de “deuses” e, também, de “filhos do Altíssimo”, que na época do Antigo Testamento era apenas uma força de expressão usada pelo Senhor para se referir ao povo da sua aliança, ou seja, Israel.


Continuando nossa leitura até o versículo 7, veremos que esses juízes são comparados aos príncipes e reis. E você já sabe que em Israel - assim como em muitas outras culturas antigas - a realeza também tinha o poder de exercer julgamentos e proferir sentenças. Podemos ver isso no reinado de Davi, de Salomão e muitos outros.


Além disso, na bíblia existem diferentes passagens (Êx 21:6; 22:8,9; 1Sm 2:25) nas quais os juízes foram chamados de Elohim, que é a mesma palavra hebraica usada em Salmo 82:1 e 6 e que foi traduzida como “deuses”.


Mas isso não quer dizer que os juízes, príncipes e reis citados no salmo 82 são homens-deuses, ou divindades humanas, ou ainda pequenos deuses. É claro que não! Pois como diz a Escritura, só há um Deus e além dele nunca existiu ou existirá outro no céu ou na terra (Dt 4:39; Is 43:10; Ez 34:31).


“Entendi, Gabriell. Mas, então, porque o salmista chama os juízes de Israel de deuses?”


Isso é realmente muito simples. De acordo com 2 Crônicas 19:6,7, os juízes de Israel eram representantes legais de Deus enquanto exerciam a sua função. E o próprio Senhor estava no meio durante todo o processo de julgamento; exatamente como é afirmado no primeiro versículo do salmos 82.


Em outras palavras, as pessoas que foram chamadas de “deuses” no Salmo 82 eram aquelas que exerciam algum tipo de autoridade no meio do povo de Israel através de julgamentos e sentenças.


Serem chamadas de “deuses” não significa que eram homens-deuses ou divindades humanas. Esse era apenas um título representativo por serem autoridades instituídas por Deus para julgar Israel; mas continuavam sendo apenas seres humanos.


Também é importante destacar que, no meio do povo de Israel, apenas juízes, príncipes e reis é que foram chamados de Elohim na época do Antigo Testamento. Portanto, o Senhor Jesus, em João 10:34, ao citar o salmo 82, deveria estar falando com autoridades humanas que tinham algum tipo de poder para julgar e emitir sentenças.


Não se deixe enganar! Você não é um homem-deus. Você não é uma divindade-humana. Você não é um pequeno Deus. Por outro lado, como filhos de Deus, na Nova Aliança, podemos desfrutar de algo que ninguém no Antigo Testamento poderia. Podemos desfrutar da própria natureza de Deus habitando em nós.


De acordo com 2 Pedro 1:2-4, por meio da vida e da piedade nós recebemos grandes e preciosas promessas que nos fazem participar da natureza divina a fim de escaparmos da corrupção que há no mundo.


Então, apesar de não sermos homens-deuses, nem divindades-humanas, podemos desfrutar da natureza do Senhor, que nada mais é do que o próprio Deus habitando dentro de nós (Jo 14:23; 1Co 6:19; Ef 2:22).


Se gostou desse conteúdo, considere compartilhar com mais pessoas. Elas precisam aprender o que você acabou de aprender. Obrigado e até a próxima.





Se gostou desse assunto,
considere se inscrever no meu canal com o sininho ativado para ser avisado quando eu postar um vídeo novo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem