Êxodo 4:21
Êxodo 7:3, 13, 14, 22
Êxodo 8:15, 19, 32
Êxodo 9:7, 12, 34, 35
Êxodo 10:1, 20, 27
Êxodo 11:10
Êxodo 14:4, 8, 17
Mas se você observar bem, verá que em alguns desses versículos está escrito que o próprio faraó endureceu o seu coração ou que simplesmente o seu coração se endureceu:
Êxodo 7:13, 22
Êxodo 8:15, 19, 32
Êxodo 9:7, 34, 35
Êxodo 13:15
Interessante, não é? O que alguns pregadores costumam dizer é que em um momento Deus endureceu o coração de faraó, mas em outro momento foi o próprio faraó que endureceu o seu próprio coração.
Todavia, devemos considerar a expressão "COMO O SENHOR TINHA DITO" que aparece na maior parte desses versículos que eu te mostrei por último (Êx 7:13,22; 8:15,19; 9:35).
E o que Deus disse para Moisés foi que ele próprio iria endurecer o coração de faraó; isso está em Êxodo 4:21.
E um pouco mais adiante, podemos ler em Êxodo 10:1 que a razão para Deus estar lançando aqueles sinais contra o Egito é que ele mesmo estava endurecendo o coração de faraó.
Ou seja, faraó de fato endureceu o seu coração, mas também era Deus que estava fazendo aquilo.
"Tá, mas e aí? O que significa dizer que Deus endureceu o coração de faraó?" A resposta para isso está no título: NAS AREIAS DO TEMPO! Ou de forma menos poética, na História.
Em primeiro lugar, não devemos entender o endurecimento do coração de faraó como algo literal. Isso é apenas uma figura de linguagem que possui conexão com o contexto cultural do Egito envolvendo Moisés, os Hebreus e o faraó.
E entender esse contexto cultural egípcio é uma chave importante, pois isso nos ajudará a entender de uma vez por todas o que significa dizer que Deus endureceu o coração de faraó.
No Antigo Egito, as pessoas acreditavam que quando alguém morria deveria comparecer ao tribunal de Osíris, no Salão do Julgamento, onde o coração dessa pessoa seria pesado na balança da deusa Maat a fim de que a sua bondade e a sua maldade fossem reveladas.
E detalhe que do outro lado da balança era colocada uma pena. Assim, se o coração fosse mais leve que a pena, significava que era um coração puro e a pessoa teria paz e prazeres no mundo dos mortos.
Mas se o coração fosse mais pesado que a pena, significava que era um coração maldoso e a pessoa seria condenada ao sofrimento no mundo dos mortos, enquanto o seu coração era devorado por Ammit, a devoradora de almas, uma criatura com cabeça de crocodilo e com o corpo metade leão e metade hipopótamo.
Porém, com medo de serem condenados, havia o costume entre os egípcios de substituir o coração de uma múmia por um escaravelho de pedra. E como a pedra não tem bondade ou maldade, a pessoa sairia ilesa do tribunal de Osíris e iria para um além vida muito feliz.
Em outras palavras, ter um coração de pedra diante do julgamento dos deuses, preste atenção, significava a GARANTIA DE QUE NÃO HAVERIA CONDENAÇÃO!
Mas aqui é que a coisa fica ainda mais interessante, pois no texto hebraico de Êxodo, alguns desses versículos que vimos no início do vídeo não falam literalmente que Deus endureceu o coração de faraó (Ichazek libo), mas sim que Deus pesou o coração de faraó (ichbad libo).
Êxodo 7:14
Êxodo 8:19, 32
Êxodo 9:7, 34
Êxodo 10:1
Assim, quando a bíblia diz que Deus endureceu ou pesou o coração de faraó, está usando uma figura de linguagem que diz respeito a um julgamento dentro do contexto cultural do Egito.
Em primeiro lugar, Deus estava concedendo que faraó se sentisse totalmente confiante e não se sentisse condenado, o que resultaria em não deixar o povo hebreu sair do Egito.
E, ao mesmo tempo, o Senhor também estava julgando o coração de faraó, pensando ele numa balança.
Mas é indispensável entender que Deus só fez isso por segundo Êxodo 3:19, ele já sabia que o coração de faraó era naturalmente obstinado e desobediente, e que não permitiria que o povo hebreu saísse do Egito.
É como se Deus dissesse: Já que faraó possui um coração duro, eu vou lançá-lo em sua própria dureza como forma de juízo. Eu vou conceder que ele se sinta totalmente seguro e confiante.
A única verdade é que Deus só endurece o coração de quem já possui um coração endurecido.
Portanto, diferente do que pregam algumas pessoas, Deus não predestinou faraó para ser um homem mau e impedir que os hebreus saíssem do Egito.
O coração de faraó estava sendo endurecido e pesado porque já era naturalmente obstinado e desobediente, isto é, um coração duro.
Se gostou desse assunto, considere se inscrever no meu canal com o sininho ativado para ser avisado quando eu postar um vídeo novo.
