Hey, Lions. What`s Up? Se você já leu o livro do Êxodo sabe muito bem que o faraó não é identificado; não sabemos o seu nome.
O máximo que sabemos sobre ele, é que Deus endureceu o seu coração e ele não permitiu que o povo hebreu deixasse o Egito. E já tem vídeo gravado sobre isso aqui no canal. Link na descrição.
Durante muito tempo, Ramsés II foi o nome predileto para ser a verdadeira identidade do faraó do Êxodo. O problema é que o êxodo hebreu, de acordo com a cronologia bíblica, ocorreu cerca de quase 200 ANOS ANTES do reinado de Remsés II ter início.
Estima-se que Ramsés II tenha sido rei do Egito mais ou menos entre 1279 e 1213 a.C. E de acordo com Juízes 11:26, 1 Reis 6:1 e Atos 13:19,20, o êxodo dos hebreus teria ocorrido em algum tempo por volta de 1440-1450 a.C. Ou até um pouco mais antigo do que isso.
Como estamos lidando com datas que são muito antigas, então a precisão exata é quase impossível, por isso sempre trabalhamos com estimativas. Entendeu?
Desse modo, se olharmos para a lista dos reis do Egito da 18ª dinastia, chegaremos aos seguintes nomes: Hatshepsut, uma mulher que governou o Egito, e Tutmoses III o seu enteado, que assumiu a coroa depois dela.
O início do reinado de ambos é estimado por volta de 1479. Mas isso acontece porque Hatshepsut, sua madrasta, era a rainha regente e ele o rei por direito, mas como era muito novo, não poderia assumir o trono.
Mas existem pelo menos três evidências de que Tutmoses III possa ter sido o faraó do Êxodo.
A primeira evidência é a imprecisão em datações muito antigas. Com isso, Hatshepsut pode ter entregue o trono ao seu enteado, Tutmoses III, bem a tempo do Êxodo.
Para você ter ideia, o egiptólogo Edward Frank Wente afirma que Tutmoses III pode ter assumido o trono já em 1504 e reinado até 1450, coincidindo ainda mais com a possível datação do Êxodo.
A segunda evidência é que a bíblia fala de um faraó, um homem que estava governando o Egito durante o êxodo dos hebreus e não de uma mulher, o que nos ajuda a descartar a possibilidade que tenha sido Hatshepsut.
Mas a evidência mais impressionante é a terceira! E eu tenho certeza de que vale, pelo menos, 50 likes. Aproveita e vem fazer parte da nossa tribo. Se inscreva no canal e ative o sininho para ser sempre avisado quando eu postar vídeos novos.
A tumba de Tutmoses III foi descoberta em 1898 pelo egiptólogo francês Victor Loret. A tumba estava localizada no Vale dos Reis, na tumba KV34. E à semelhança do que aconteceu com muitos outros túmulos este também foi alvo de pilhagens.
Apesar disso, impressionam as paredes decoradas com figuras e hieróglifos contendo a versão mais completa já encontrada do Livro de Amduat, que fornecia ao faraó mumificado um mapa do mundo dos mortos até o reino de Osiris, além de feitiços de proteção e uma oração a Rá chamada de Litânica de Rá.
E aqui a coisa fica ainda mais interessante.
No Livro de Amduat na tumba de Tutmoses III aparece uma inscrição inédita contendo uma oração especial em favor dos afogados:
"Palavras escritas por Hórus aos afogados, aos que mergulharam, aos que flutuam sobre a face de NU, aos que estão no Abismo da Duat.
Oh, vós que estais submersos na obscuridade, no abismo, cujas mãos cobrem o seu rosto.
Oh, vós que estais mergulhados na Duat, cujas espinhas dorsais ficaram na inundação.
Oh, vós que nadais no abismo, flutuando estendidos sobre suas costas, com o rosto voltado para trás. Que haja ar para vossas almas, para que elas não se asfixiem.
Que os vossos braços remem sem estar ocultos. Que possais abrir um caminho reto no abismo, com vossos pés, sem que vossos joelhos estejam ocultos, que possais sair da inundação.
Vossos corpos não cheiram mal pela putrefação, vossa carne não está em decomposição. Tendes o poder sobre a vossa água, respirais porque eu o tenho decretado.
Vós sois o que realmente estais na inundação. Os que foram afogados por seguirem a minha carne que trás vida aos vossos ossos."
Tenha em mente que essa oração foi feita em favor do faraó, porém ela menciona muitas pessoas vítimas de afogamento por causa de uma inundação que parece ter sido repentina.
Todas essas pessoas, é claro, morreram juntamente com o faraó, afogados. Certamente podemos deduzir que se tratavam de soldados.
É inegável que isso ecoa bem de perto do que está no relato bíblico (Êx 14:1-28), onde vemos que após perseguir o povo hebreu pelo mar aberto, faraó e seus soldados morreram afogados, pois as duas colunas de água caíram sobre eles como em um inundação.
Mas as surpresas não acabam por aí, pois a múmia encontrada em seu sarcófago não era a dele.
Tendo reinado por aproximadamente 50 anos, Tutmoses III poderia ter algo em torno dos 60 anos de idade. Mas a múmia em seu sarcófago era de um rapaz de não muito mais que 20 anos.
Ou seja, o seu corpo após o afogamento não foi encontrado.
Bem, não temos como comprovar com 100% de precisão que Tutmoses III foi o faraó do Êxodo, mas são inegáveis as evidências que apontam para ele.
E antes que alguém diga que me esqueci das cidades mencionadas em Êxodo 1:11, Pitom e Ramsés, que muitos usam para alegar que Ramsés tenha sido o faraó do Êxodo, saiba que esses nomes podem ser considerados como atualizações dos nomes de cidades egípcias mais antigas.
Dessa forma, quando as cópias do livro do Êxodo foram sendo feitas esses nomes foram atualizados a fim de facilitar o reconhecimento geográfico.
Não se trata, portanto, de uma adulteração, mas uma atualização dos nomes das mesmas cidades.
E a única alternativa a essa seria considerar que Ramsés de fato foi o faraó do Êxodo, mas daí teríamos que admitir um erro cronológico bíblico de quase 200 anos que não afeta apenas a história do Êxodo, mas de muitas outras histórias bíblicas.
Mas sabe o que também é bastante intrigante? Que o nome Moisés vem do hebraico Moshe, "retirado das águas", porém em egípcio, Mose ou Moses era um patronímico faraônico comum na 18a dinastia, com vemos nos reis Tutmoses I, II e III, que significa "Nascido de Tut", semelhança que estreita ainda mais os laços entre Moisés e esses faraós.
A própria Hatshepsut, aliás, muito provavelmente foi a mãe adotiva de Moisés. Mas isso é assunto para outra hora.
Se gostou desse assunto, considere se inscrever no meu canal com o sininho ativado para ser avisado quando eu postar um vídeo novo.
